Por que não montar quarto montessoriano?

Por que não montar quarto montessoriano?

É bem provável que você já tenha se deparado com fotos de quartos infantis com a cama baixinha, elementos lúdicos e móveis proporcionais à criança. A beleza desses quartos costuma ser de encher os olhos, mas trata-se de uma concepção que é muito mais do que um “rostinho bonito”: são os quartos montessorianos, que seguem a linha pedagógica da renomada educadora italiana Maria Montessori. Neste outro post você descobriu alguns motivos para montar um quarto seguindo o Método Montessori. Agora, mostraremos para você alguns outros motivos para não seguir essa “moda”. Hoje está muito de moda aplicar o método Montessori em casa. São muitas as lojas de móveis infantis que produzem camas casinhas, armários ao nível da criança, e uma infinidade de objetos decorativos para deixar o quarto de nosso filho agradável e bonito.

A desvantagem vem em relação a questão organizacional: o quarto vai estar muitas vezes bagunçado, pois a criança estará sempre explorando, o que requer um tempo maior dedicado a reorganização do espaço.

No quarto montessoriano a segurança tem que ser primordial. Portanto, tomadas, objetos pequenos e pontiagudos devem estar longe do quarto. O que significa que o cuidado precisa ser redobrado. 


Na prática, o método funciona?

O quarto montessoriano vai muito além de um estilo de decoração para quartos de bebês, pelo contrário, o foco não está na estética (que muitas vezes privilegia as preferências dos adultos) e sim na funcionalidade, na simplicidade e na possibilidade de dar maior autonomia à criança e facilitar o seu desenvolvimento. O método Montessori pode não ser uma boa pedida para mamãe mais práticas e que tem uma rotina muito corrida por conta da disposição para a organização e adaptabilidade. Como a decoração do quartinho fica no nível da criança, espelhos e móveis ficarão rapidamente riscados e sujos. Além disso, como o bebê terá livre acesso às gavetas do guarda-roupas, provavelmente elas ficarão bagunçadas.

Deu para perceber que é importante ponderar a respeito da decoração antes de decidir pelo método Montessori.