Os benefícios do método Montessori na educação das crianças

Os benefícios do método Montessori na educação das crianças

Existem diversos métodos alternativos de educação e um dos mais conhecidos é o método Montessori, idealizado pela Drª. Maria Montessori. Trata-se de uma educação mais livre que se adapta às necessidades de cada criança auxiliando tanto o seu desenvolvimento, quanto sua autonomia. Segundo especialistas, dentre as inúmeras vantagens para as crianças, as mais evidentes são: 

- Identificação dos próprios limites;

- Identificação de capacidades e habilidades próprias;

- Desenvolvimento de ordem, coordenação e concentração;

- Estímulo da independência e da criatividade.

Para a Drª Maria Montessori, as crianças são muito mais talentosas e criativas quando trabalham com algo que prende seu interesse e que elas mesmas escolheram explorar. A autoeducação é a principal característica desse método, é a criança quem define seu próprio ritmo, ou seja, é ela quem diz quando está pronta para o próximo passo. Como? Tendo à sua disposição diversas atividades que vão se tornando cada vez mais complexos de acordo com cada demonstração de interesse.

De acordo com a idealizadora do método, a maior recompensa que a criança recebe é o prazer por cumprir o que se propôs: conseguir completar um quebra-cabeça, regar a planta sem deixar a água cair, guardar os brinquedos após brincar. Porém, é preciso deixar a criança errar e acertar sozinha. A ansiedade dos pais em querer auxiliar a criança a completar sua tarefa, só torna tudo desinteressante aos olhos dela.

Um dos benefícios mais valiosos do Montessori é o aprendizado. Desde o primeiro momento, elas descobrem o valor do esforço pessoal e autodisciplina. Sem dúvida, será muito importante na sua vida adulta! Esperamos a sua opinião aqui nos comentários.