Como incentivar seu filho a ler

Como incentivar seu filho a ler

Estimular esse hábito nos pequenos de fato não é uma tarefa simples, em meio a tantas tecnologias, a leitura vem sendo substituída frequentemente pela televisão, computadores, videogames e smartphones.

Segundo especialistas consultados, não existe idade certa para a criança começar a se envolver com os livros. Mas, pode-se começar a estimular, mesmo que ainda não alfabetizados, por meio de leitura de imagens, com livros infantis. Crianças habituadas à leitura são mais preparadas para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos! 

Confira alguns passos para incentivar essa prática: 

Respeitar o gosto do seu filho

O fato do seu filho não querer ler algumas das suas sugestões não quer dizer que ele não gosta de ler. O que você pode fazer é contar um pouco da história para ele e caso se interesse, incentivar a leitura deste livro. Mas, caso ele queira muito ler outras histórias, desde que seja indicado para faixa etária, não hesite em apoiar a leitura.

Ler o mesmo livro que o seu filho

Dessa forma a família pode criar um “clube do livro” em casa: trocando e conversando sobre o que leram. Além disso, é uma forma de saber quais são as opiniões e preferências que as crianças têm.

Ler para ele

O contato com os livros pode começar antes mesmo de a criança ser alfabetizada. Se os pais tornarem a leitura desde sempre um hábito natural, no momento em que a criança começar a ler, isso não lhe causará estranhamento, pelo contrário.

Gostou das dicas? Como você incentiva seu filho a ler? Deixe nos comentários.