Benefícios do leite materno que você não conhecia

Benefícios do leite materno que você não conhecia

A amamentação é de extrema importância para a saúde do bebê, pois é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Conheça neste post algumas das suas principais vantagens.

Estimulação

Segundo especialistas, os ácidos graxos que contém no leite materno ajudam no desenvolvimento do cérebro do bebê. A amamentação também contribui para o emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo segurança, afeto e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal.

Proteção

O leite materno contém substâncias como anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para proteger o bebê contra doenças. Além disso, é o alimento mais preparado para o sistema corporal do pequeno, o qual lhe produz menos gases e mal-estar.

Nutrição

Amamentar reduz os riscos do bebê desenvolver condições crônicas. O leite materno é um alimento produzido exclusivamente para o bebê e contém todos os nutrientes, proteínas, açúcar, gordura e vitaminas que o bebê necessita nos primeiros 6 meses para crescer com saúde.

Nos primeiros meses de vida, a mãe deve se preocupar em garantir a melhor alimentação que o bebê pode ter. Boas mamadas, em intervalos de tempos programados, garantem a sensação de que ele está sendo bem alimentada. Para um controle mais assertivo, você pode adquirir um Diário de Mamadas, assim fica muito mais fácil se organizar e garantir que o bebê receberá alimento nas horas indicadas pelo seu pediatra.

Hoje é Dia Mundial da Amamentação, é importante lembrar também que este alimento tão precioso combate a desnutrição infantil e pode ser doado para crianças que não tem condições de serem amamentadas por suas mães. Procure um banco de leite e seja uma doadora!

Amamentação: alimento em forma de amor e carinho!

Fontes de Pesquisa: Ministério da Saúde

OMS (Organização Mundial de Saúde)

Saúde Brasil